Contacto
Deixe o seu número de telefone para ser contactado?

Guias eletrónicas para transporte de resíduos- e-GAR’s

didyouknowcannon

19/12/2017

No seguimento da publicação da Portaria 145/2017, referente à desmaterialização dos Modelos 1428 e 1429 da INCM e as guias específicas para resíduos de construção e demolição, a Cannon Hygiene está neste momento a desenvolver o software que permitirá a emissão e gestão de e-GAR’s.

É previsto que a operacionalização deste novo sistema esteja concluída durante o mês de Dezembro de 2017, passando assim a Cannon Hygiene a emitir e-GAR’s para todos os seus clientes de serviços de recolha e tratamento de Resíduos Hospitalares.

Isto significa que no momento da prestação do serviço no cliente será emitida pelos Técnicos da Cannon Hygiene uma e-GAR através do nosso sistema informático tendo o cliente que assinar a guia em papel e validar os dados no Portal do Siliamb dessa mesma guia até 15 dias após a emissão da mesma.

Relembramos que a emissão da e-GAR (e, consequentemente, a prestação do nosso serviço) apenas será possível, a partir de 1 de Janeiro de 2018, se o produtor do resíduo, neste caso o Cliente da Cannon Hygiene, estiver inscrito na plataforma eletrónica do SILIAMB e nos comunicar o Código APA do seu estabelecimento, não podendo a Cannon Hygiene ser responsabilizada caso o cliente não cumpra as suas obrigações legais.

Se ainda não o fez, inscreva-se e envie-nos o seu Código APA do estabelecimento.

Caso o cliente da Cannon Hygiene assim o pretenda, poderá nomear a Cannon Hygiene como responsável pela gestão das e-GAR’s agilizando assim todo o processo, pois passará a Cannon Hygiene a ser responsável pela emissão, confirmação e gestão de todas as e-GAR, evitando assim eventuais coimas por incumprimento dos prazos estabelecidos na Portaria supra referida.

Simplifique o seu processo para os Resíduos Hospitalares. Poderá através do SILIAMB nomear a Cannon Hygiene como responsável pela gestão das suas e-GAR’s.

A nomeação deverá ser efetuada no Siliamb, no separador “definições do utilizador “- “nomeações”, inserindo o NIF da Cannon Hygiene (501678603) e selecionando “e-GAR” no quadro finalidades(s) do requerente.

Durante o período de transição, a Cannon Hygiene continuará a emitir as guias Modelo 1429 em papel, uma vez que é sua responsabilidade enquanto transportador.

Estamos disponíveis para o apoiar no processo de inscrição na plataforma SILIAMB e para a nomeação da Cannon Hygiene enquanto gestor de e-GAR, bastando para tal que nos contacte.